Skincare: DICAS DE COMO CUIDAR DA PELE EM CASA

Os dias em casa no período de quarentena permitem que a rotina skincare receba mais atenção. Este pode ser um bom momento para cuidar da pele, com opções conscientes e saudáveis, que preservam e tratam a beleza de forma natural. Para isso, a dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Souvie, Luciana Garbelini, preparou um checklist com passos essenciais para uma rotina skincare orgânica.

Além das dicas, a expert comenta porque cosméticos orgânicos beneficiam a pele. Entenda!

Cosméticos orgânicos na pele

Além de ser o maior órgão do corpo humano, a nossa pele possui vitaminas e sais minerais semelhantes aos da composição de produtos orgânicos e naturais. Todas essas características trazem diversos benefícios ao optar por cosméticos desse tipo. "A pele absorve até 60% do que é passado sobre ela. Além disso, por possuir micronutrientes semelhantes aos da composição de cosméticos orgânicos, ela consegue assimilar a absorção dos ingredientes e responder melhor à hidratação", explica Garbelini.

Outro fator a ser considerado é que, com o tempo, o uso contínuo de produtos à base de componentes sintéticos pode deixar a pele mais sensível. Sobre isso, a especialista explica, "é por essa razão que o índice de alergias dermatológicas tem aumentado. Em contrapartida, cosméticos orgânicos evitam o ressecamento e descamação da pele, reações alérgicas e outros problemas no sistema imunológico."

Passo a passo para o skincare com produtos orgânicos

  • Limpeza

A limpeza do rosto é fundamental. A dermatologista explica que, "a poluição e o contato com elementos tóxicos agridem a cútis diariamente. Portanto, na hora da limpeza, o uso de produtos orgânicos é fundamental, já que os mesmos agem com ativos purificadores de ação anti-inflamatória e regenerativa", esclarece Garbelini, que complementa, "todo o rosto precisa ser higienizado, mas os cantos do nariz, queixo e centro da testa devem ser priorizados, já que são áreas que sofrem com maior acúmulo de sujeira, oleosidade e suor".

Essa etapa não tem segredos! De acordo com a especialista, basta aplicar uma boa quantidade de mousse de limpeza facial nas mãos e massagear o rosto suavemente.

  • Esfoliação

A esfoliação é o segundo passo, atuando como um tratamento de desintoxicação facial profunda. "Esfoliar elimina a camada de células mortas acumuladas e outras sujeiras que ficam depositadas nos poros, mesmo após a limpeza facial. Os cristais de quartzo - que fazem parte da composição da areia - removem as impurezas por meio de uma leve fricção na pele", explica a parceira Souvie.

A esfoliação com produtos orgânicos pode ser feita até duas vezes na semana, diferentemente dos produtos tradicionais, que são indicados para uso apenas 1x a cada 15 dias.

  • Hidratação

Mesmo que a esfoliação aconteça 2x por semana, a hidratação pode ser diária. "A esfoliação remove as células mortas da pele, deixando os poros suscetíveis a absorção dos nutrientes do hidratante, o que potencializa o efeito na pele". Embora esse step possa ser feito a qualquer hora do dia, fica ainda mais eficaz após o banho, período em que os poros se dilatam e há aumento na circulação sanguínea devido ao vapor do chuveiro, ajudando na absorção dos componentes do hidratante.

skincare dicas para cuidar da pele

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, Relações Públicas, empreendedora e mãe do Antônio.

Deixe uma Resposta