Casa Museu Ema Klabin

Casa Museu Ema Klabin oferece 400 vagas em curso, palestras e encontro com escritores

A Casa Museu Ema Klabin promove curso, encontro com escritores e palestras virtuais nos meses de junho e julho. Haverá duas palestras mediadas por professores da UNIFESP, uma sobre Artes moçambicanas e a outra sobre Medievalismos no século XIX, além de um encontro sobre os significados das cores com Luciana Martha Silveira.

E para quem curte fotografia, mesmo não sendo fotógrafo, a casa museu oferece ainda um curso que estimula os participantes a editarem suas imagens fotográficas para criar uma narrativa visual.

Ao todo, serão disponibilizadas 400  vagas, com inscrições que variam de gratuitas a R$ 200. As inscrições já podem ser realizadas no site do museu: http://emaklabin.org.br/.

As palestras e ciclo de encontros com escritores têm apoio cultural da plataforma Benfeitoria e da Sitawi, no âmbito do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin - Matchfunding BNDES+ 2020.

Confira:

Palestra UNIFESP - Medievalismos no século XIX

Os estudiosos definem o(s) medievalismo(s) como as múltiplas formas de recepção, interpretação e recriação da Idade Média a partir de uma vasta gama de discursos, práticas culturais e objetos. Nos séculos XVIII e XIX, a Idade Média foi reabilitada e as manifestações se fizeram presentes em diversas expressões artísticas: na arquitetura, na pintura, na confecção de mobiliários, utensílios e objetos diversos.

A palestra da professora de História da Arte Medieval Flávia Galli Tatsch vai falar sobre o tema e discutir quais eram os valores que representavam estas manifestações, quais narrativas despertaram tanto interesse neste período e por que foi necessário inventar um “estilo” a partir das ruínas e do que ainda se encontrava em pé.

12 de junho, das 11h às 13h

95 vagas

*Gratuito

Plataforma Zoom

Curso Edição de imagens para construção de narrativas

Ministrado por Dani Sandrini, o curso com cinco encontros pretende estimular os participantes a editarem suas imagens fotográficas para criar uma narrativa visual. Através de exercícios e comentários usando imagens diversas, trabalhos fotográficos e audiovisuais de diferentes artistas, será possível experimentar o processo e ampliar repertório. Não é preciso ser fotógrafo profissional.  A parceria entre a Fundação Ema Klabin e a Gráfica Ipsis possibilita a impressão com descontos.

15, 22 e 29 de junho, 6 e 13 de julho, das 19h às 21h30

20 vagas

investimento: R$200

Plataforma Zoom

Palestra UNIFESP - Artes moçambicanas e outras modernidades: entre mercado, anticolonialismo e construção da nação

Com uma abordagem que destaca produções artísticas pouco conhecidas no Brasil, a palestra discutirá como se deu o processo de formação da ideia de modernidade artística em Moçambique. Mariana Fujisawa apresentará como a arte mobilizou-se junto à política e à sociedade no contexto das opressões coloniais nas décadas de 1960 e 1970.  A partir desse panorama, a palestrante buscará analisar o surgimento e incorporação dos estilos shetani e ujamaa nas esculturas makonde, assim como a elaboração das pinturas em tela do artista Malangatana Valente Ngwenya, de modo a ilustrar e contextualizar diferentes modernidades desenvolvidas e expressadas no país africano.

16 de junho,  das 19h às 21h

95 vagas

*Gratuito

Plataforma Zoom

Encontros com escritores: outros olhares -  Selma Maria

A sessão de junho do ciclo de palestras virtuais Encontros com escritores: outros olhares tem como convidada a escritora Selma Maria, que discutirá as práticas e efeitos da literatura na vida de crianças e adolescentes. Serão abordados tópicos como a importância de estimular a literatura desde a infância, perceber suas mensagens, e de que maneira a poesia, as brincadeiras e a oralidade se relacionam com as produções literárias. Com  mediação de Ana Beatriz Demarchi Barel, a série Encontros com escritores: outros olhares tem como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas contemporâneos e com obras que registram múltiplas perspectivas narrativas da realidade brasileira.

30 de junho, das 17h às 18h30

95 vagas

gratuito*

Plataforma Zoom

Palestra - A cor em seus aspectos culturais e simbólicos

Quantas vezes nos perguntamos sobre os significados das cores? Como estes significados são apreendidos? Os significados das cores são fixos ou variam nos seus usos? Para responder essas e outras perguntas, Luciana Martha Silveira, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ministra a palestra A cor em seus aspectos culturais e simbólicos. O encontro tem como base a Teoria da Cor, e o foco estará nos seus aspectos culturais e simbólicos.

3 de julho, das 11h às 13h

95 vagas

gratuito*

Plataforma Zoom

inscrições: http://emaklabin.org.br/

*Como em todos os eventos gratuitos, a Casa Museu Ema Klabin convida a contribuir para a manutenção das atividades com uma doação voluntária no site.

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, Relações Públicas, empreendedora e mãe do Antônio.

Deixe uma Resposta