Visitação ao mural do duo Acidum Project é prorrogada no Instituto Ling

O mural criado pelos artistas Terezadequinta e Robézio Marques, do duo cearense Acidum Project, na parede de entrada do Instituto Ling, ganhou novos dias de visitação. A obra de grandes dimensões, desenvolvida em um espaço com 6m de largura e quase 3m de altura, pode ser visitada com entrada francade segunda a sábadodas 10h30 às 20haté o dia 30 de março.

O trabalho inédito homenageia as rendeiras do Nordeste brasileiro, representando algumas das vivências dos artistas após uma imersão de mais de um ano no litoral cearense, com registros para pesquisar e entender os costumes e a identidade de cada local. No centro da obra, há uma mulher que representa essas personagens típicas da produção artesanal regional. "Aqui, a gente traz uma foto, mas não necessariamente uma foto de uma pessoa só e, sim, de várias", explica Terezadequinta. "Essas mulheres são muito fortes. Elas são o alicerce, a ponta da família", completa Robézio.

Utilizando materiais que buscam frisar o trabalho artesanal, como papéis, tintas e diferentes tipos de renda, a criação da dupla na parede do centro cultural ainda conta com outros elementos, como as redes, nas laterais, e as jangadas, no topo. "Nosso trabalho tem essa questão oracular, com códigos e símbolos que conseguem conectar diferentes culturas, sensações e arquétipos", conta Robézio.

A obra levou cinco dias para ser executada. A criação pode ser acompanhada em tempo real por quem circulou pelo Instituto Ling durante o mês de novembro. Os bastidores da produção foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural).

O trabalho do duo Acidum Project faz parte da segunda temporada do projeto Ling Apresenta, com curadoria de Bitu Cassundé, que convidou diferentes artistas do Nordeste para fazerem intervenções inéditas a partir de novas perspectivas sobre as suas origens, acessando memórias, a ancestralidade e a cultura popular. Em abril, o projeto recebeu o cearense Charles Lessa, que apresentou uma narrativa pictórica com lembranças de sua infância e adolescência, com elementos que remetiam à região do Cariri. Em junho, o baiano Marcos da Matta usou o espaço para retratar o cotidiano, os cenários e as dinâmicas dos trabalhadores informais do Recôncavo Baiano. E, entre o fim de agosto e o começo de setembro, a maranhense Gê Viana produziu uma pintura-colagem inspirada em acontecimentos da vida familiar e do cotidiano, refazendo a história do Brasil e abordando as tradições indígenas.

Ling Apresenta Acidum-EROICA conteúdo

A terceira temporada do Ling Apresenta está confirmada para 2024: a iniciativa contará  com a curadoria de Vânia Leal, integrante do corpo curatorial da Bienal das Amazônias, que trará quatro nomes do Norte do Brasil para criarem obras inéditas por aqui.

O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
Ling apresenta: Acidum Project, com intervenção artística inédita
Artistas: Terezadequinta e Robézio Marques
Curadoria: Bitu Cassundé
Até o dia 30 de março, com visitação de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Assista ao minidocumentário sobre a produção do duo Acidum Project: https://www.youtube.com/watch?v=7DMGhr-cNoM

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Deixe uma Resposta