A gaúcha Luiza Lisot é um exemplo da força do empreendedorismo feminino. Arquiteta de formação, deixou a área em segundo plano para investir na criação da marca de calçados infantis Petit Cheval. Cinco anos após a inauguração, a empresa com sede em Porto Alegre triplicou o faturamento, e somente em 2020, período que coincide com o da pandemia, ela cresceu 660% ao ser descoberta por mães de todo o Brasil e do Chile. Potencializada pelas vendas online, a Petit Cheval projeta dobrar de tamanho em 2022.
O diploma, obtido em 2012 pela Universidade PUCRS não foi completamente abandonado. Luiza, que chegou a ter escritório de Arquitetura em Teutônia, cidade que morou na infância e fase adulta, transferiu para os calçados os anos de experiência em materializar projetos a partir de suas próprias ideias. Desde o desenho dos modelos até a apresentação das embalagens, todas as etapas da Petit Cheval passam pelo olhar atento da empreendedora, que também supervisiona a qualidade do produto, a comunicação da empresa e os projetos da marca, que incluem a expansão de mercado nacional e internacional. É ela também que apresenta, no Instagram, as lives de coleções. São duas por ano, totalizando, até agora, mais de 40 mil pares fabricados.
Luiza também cuida de perto do contato com fornecedores para que o calçado surpreenda ao chegar à família dos pequenos. A empresária supervisiona todo o processo, realizado pelo sistema de dropshipping, modelo de operação em que o produto é vendido pelo site da marca sob encomenda, e despachado pelo fornecedor diretamente ao cliente.
Uma pesquisa do LinkedIn mostra que Luiza não é uma exceção. No Brasil, o empreendedorismo feminino cresceu 41% em 2020, mas a empresa aponta o protagonismo das mulheres neste setor como um fenômeno global. "Eu iria empreender de qualquer forma, seja na profissão a qual me formei ou em outra que acabou acontecendo. Empreender é alimentar um objetivo e um propósito a qual acreditamos. Vejo o empreendedorismo como uma corrente: de um lado os desafios, do outro as oportunidades. Por isso, a importância do conhecimento e das ferramentas ao nosso alcance para transformar qualquer obstáculo em perspectivas".
Uma das prioridades da empreendedora é aplicar o conceito de slow fashion para os calçados infantis. O sistema de produção é sustentável, já que a Petit Cheval não trabalha com estoque: cada modelo é produzido sob encomenda, com muito cuidado e carinho. Tudo começa pela escolha do modelo no site. Cinco dias depois, estará pronto uma sandália, sapato ou botinha estilosa e confortável que irá acompanhar a criança da escola ao passeio, garantindo mobilidade para as aventuras e boas lembranças em cada foto do álbum da família.

Petit Cheval, da empresária Luiza Lisot, já fabricou mais de 40 mil pares em um sistema de produção sustentável, sem estoque.
Empregabilidade na pandemia e aposta no mercado local
Enquanto empresas de calçados do país aderem a componentes internacionais para produzir seus produtos, Luiza Lisot faz o percurso inverso e aposta toda sua mão de obra e matéria-prima no Brasil como forma de estimular o mercado local e apoiar o empreendedorismo de parceiros. Significa dizer que os componentes dos calçados, como couro, fivelas, solado e outros saem de fornecedores nacionais, assim como a empresa responsável pela montagem dos pares, que tem sede no Rio Grande do Sul. "O mercado nacional é altamente competente. Temos matéria-prima de qualidade e mão de obra qualificada e não perdemos para nenhum outro país produtor de calçados. Além disso, empreender e contribuir para a empregabilidade do meu país/estado é duplamente estimulante e apostar no mercado local tem ajuda a tornar o negócio mais sustentável por reduzir o transporte das coisas", diz. Ao confiar no mercado gaúcho para expandir a marca Petit Cheval, bem como aproveitar componentes de forma racionalizada para evitar desperdícios, Luiza viu a empresa registrar 143,5% de aumento no primeiro semestre de 2022, comparado ao mesmo período do ano anterior. A confiança no mercado deu a Luiza fôlego para trazer uma novidade pouco explorada nos calçados: as solas personalizadas com a marca da empresa. Hoje, os novos calçados da Petit Cheval carregam no solado a imagem da marca. Outra preocupação com o bem-estar dos pequenos e o meio ambiente foi tornar as solas 100% recicláveis para deixar a pisada das crianças mais leves, enquanto elas ficam livres de componentes pesados e tóxicos.