Moda

Com duas recentes reinaugurações de lojas, em Curitiba e Porto Alegre, Zara mostra no Brasil sua estratégia global de modernização

Em linha com seu compromisso com o mercado brasileiro, a Zara dá mais um passo à frente na experiência de compra no Brasil com sua estratégia de oferecer experiências cada vez melhores aos clientes. Recentemente, a marca reinaugurou duas lojas no ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, e no Iguatemi Porto Alegre.

Com mais de 2.000 m² cada, os novos espaços proporcionam uma experiência de compra prática e sofisticada, marcada pela inovação tecnológica, design e sustentabilidade. 

O projeto de ambas as lojas foi desenvolvido pelo estúdio de arquitetura da Zara e reflete a filosofia de integrar os mundos físico e digital. Os ambientes combinam um estilo boutique com mobiliário e acabamentos exclusivos, iluminação sofisticada e áreas de exposição diferenciadas. Acabamentos em madeira, aço e cerâmica criam um equilíbrio entre o orgânico e o contemporâneo, enquanto o projeto arquitetônico organiza os espaços em salas interconectadas, aproximando clientes e produtos. 

“Nosso objetivo com essas reinaugurações vai além de modernizar o espaço físico. Essas lojas da Zara oferecem o que há de mais inovador em experiência de compra. Com soluções tecnológicas avançadas, atendimento personalizado e iniciativas de sustentabilidade, conseguimos unir conveniência, sofisticação e responsabilidade ambiental, oferecendo aos nossos clientes uma experiência completa, única e alinhada ao que há de mais moderno no mercado global da moda”, afirma Silvia Machado, diretora da Inditex no Brasil. 

Entre os destaques estão seções exclusivas para perfumaria, além de coleções especiais como a Zara Athleticz no ParkShoppingBarigüi, em Curitiba — linha esportiva desenvolvida para todos os tipos de atletas — e Shoes & Bags no Iguatemi Porto Alegre, um espaço dedicado a calçados e acessórios com atendimento personalizado. 

Com essas reinaugurações, a Zara reforça sua estratégia de modernização e expansão no país, oferecendo espaços que combinam sofisticação, tecnologia e sustentabilidade. As 45 lojas da Zara no Brasil fazem parte de um movimento global que busca oferecer uma experiência de compra integrada, conectando os universos digital e físico para atender os clientes em todos os pontos de contato.
 

Inovação no atendimento ao cliente

As novas lojas de Curitiba e Porto Alegre incorporam tecnologia de ponta para oferecer uma experiência fluida e omnichannel. Os clientes podem consultar o estoque em tempo real, localizar produtos com agilidade e retirar pedidos online por meio de sistemas automatizados tipo silo — com capacidade para até 480 pacotes em Porto Alegre e 420 em Curitiba.
 

Além disso, ambas as lojas oferecem:

  • Caixas assistidas, incluindo postos adaptados para acessibilidade.
     
  • Pontos de coleta de embalagens de pedidos online para incentivar a reciclagem.
     
  • Contêineres para arrecadação de roupas usadas, promovendo a extensão do ciclo de vida das peças. 

Sustentabilidade e eficiência

Em linha com o compromisso global da Inditex de atingir emissões líquidas zero até 2040, as lojas no ParkShoppingBarigüi e no Iguatemi Porto Alegre contam com sistemas avançados de eficiência energética, como climatização otimizada e design sustentável. Ambas estão conectadas à plataforma interna Inergy, que monitora e otimiza de forma centralizada o consumo de ar-condicionado e energia elétrica.
 

Zara & Inditex

A Inditex é um dos maiores distribuidores de moda do mundo, com marcas como Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho e Zara Home, presentes em mais de 200 mercados por meio de lojas físicas e online. Seu modelo de negócios integrado busca responder às demandas dos clientes com uma proposta de moda de qualidade e uma experiência de compra única.
 

O grupo aposta fortemente na sustentabilidade, com a meta ambiciosa de atingir emissões líquidas zero até 2040.

Este ano, a Zara celebra seu 50º aniversário. Em 9 de maio de 1975, seu fundador, Amancio Ortega, abriu a primeira loja em A Coruña, na Espanha, marcando um marco que introduziu uma nova forma de entender a distribuição de moda, baseada em escuta ao cliente, acessibilidade e moda de qualidade a preços acessíveis.

Hoje, em 2025, essa mesma filosofia continua guiando a evolução da marca, que mantém o foco em oferecer uma experiência de compra fluida, combinando o conforto do ambiente digital com a imersão da loja física, para estar ao lado dos clientes onde quer que eles estejam.
 

Atualmente, existem 45 lojas da Zara e 9 lojas da Zara Home no Brasil, além de suas próprias plataformas online.

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