A rede de franquias Peça Rara, fundada há 16 anos, é líder no segmento de second hand (uso de segunda mão). Com mais de 140 lojas comercializadas pelo país, a marca inaugurou há um mês a segunda loja em Porto Alegre na Rua Castro Alves, 614, no bairro Moinhos de Vento. O espaço tem 400m² e os setores infantil, masculino, feminino e decoração.
"Cheguei ao Peça Rara em um momento de vontade de mudança de curso na minha vida profissional e pessoal. Durante a licença maternidade da minha filha eu pensava qual poderia ser meu novo caminho que atrelasse um propósito com moda, que sempre foi a minha área. Vi um anúncio da rede de franquias do Peça Rara e depois notei que uma amiga de longa data, dona da unidade de Pinheiros, em São Paulo, conhecia os donos da rede. Ela então me ajudou a embarcar no negócio e eu me encantei", anuncia a franqueada Débora Jaques.
Débora e seu marido Diego Jaques já costumavam frequentar e comprar em brechós fora do país. Apesar de se identificarem com o conceito de second hand, as opções no Brasil não eram atrativas como experiência de compra, até se encantarem com a proposta e o segmento da moda circular do Peça Rara. "A marca pra mim é um pedaço do que pode ser feito para a consolidação do mercado de second hand no Brasil. É dar vida ao que está esquecido. Eu espero conseguir cativar mais pessoas a ingressar nesse universo da moda circular".
O casal Patrícia Todeschini e Felipe Watt abriram a primeira franquia do Peça Rara Brechó em Porto Alegre, no bairro de Cidade Baixa. Quando Débora e Diego resolveram abrir sua unidade, entraram em contato com Patrícia propondo uma conversa para troca de figurinhas. A conexão foi tão rápida, que em 15 dias se tornaram sócios, escolheram o ponto e assinaram o contrato.
Diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa. Em média, os descontos podem chegar a até 50%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar. É possível comprar um look completo, com camisa, calça e sapato por R$ 150, em média.
A operação consiste em o consumidor deixar roupas ou itens de casa "sem uso" em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. São peças únicas que passam por uma curadoria visando uma nova utilização do bem. Os itens que não passam pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara. O que vai para o instituto é colocado à venda com preços simbólicos de R$ 5 a R$ 50 e os valores são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara.
"O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Então, é importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente. Essa abordagem vem sendo cada vez mais aceita pelos consumidores, que buscam marcas que tenham um propósito claro e onde ele se aplica. Acreditamos em um novo estilo de vida, por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social", explica a CEO e fundadora do Peça Rara, Bruna Vasconi.
Para quem deseja se tornar um franqueado do Peça Rara, o investimento inicial é a partir de R$ 330 mil para lojas com 240m², com faturamento médio mensal de R$ 190 mil, lucratividade de 10% a 17% e prazo de retorno de 14 a 20 meses. Neste ano, a marca recebeu o Selo de Excelência em Franquia e o Prêmio de Sustentabilidade, ambos realizados pela ABF.
Sobre o Peça Rara Brechó:
Líder em seu segmento e com 16 anos de atividade, a rede de franquias de brecho que dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos nasceu em Brasília e atualmente tem mais de 140 lojas espalhadas pelo Brasil. Oferece, além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração para a casa como quadros, tapetes, vasos, entre outros. A marca aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social com o conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.