A 28ª edição do Minas Trend foi aberta oficialmente, nesta quarta-feira (02/11), com uma coletiva de imprensa do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; do superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; do presidente da CDL/BH, Marcelo Souza Silva; de Cristiana Kumaira, secretária-geral adjunta do Estado de Minas Gerais, representando o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira e o presidente da Abit, Fernando Pimentel.
Flávio Roscoe destacou que o Minas Trend, ao completar seus 15 anos, está debutando no Minascentro, numa casa nova, com roupagem e percepção mais inclusiva. "A vinda para o Centro ressalta a importância das parcerias presentes aqui. Nesta edição, essa integração está mais contundente com o objetivo de juntar todos esses mecanismos que retroalimentam a cadeia produtiva da moda – os micro e pequenos negócios, o comércio, a indústria têxtil e de confecção. Esse dinamismo entre clientes e fornecedores é fundamental. Sempre estivemos próximos, mas nunca tão integrados como nesta edição", pontua.
Segundo Roscoe, o Minas Trend é, sobretudo, um evento de união e compartilhamento, que ficam ainda mais evidentes a partir da realização no Centro da capital mineira. "Queremos que a cidade de Belo Horizonte respire o evento e isso com certeza acontece nesta edição e irá acontecer nas próximas realizadas no Minascentro."
O presidente da FIEMG ressaltou, ainda, que a atual edição representa a recuperação do setor fashion. "É a primeira edição pós-pandemia com o evento cheio. Todos os espaços foram comercializados, temos players do interior de Minas e de outros estados. Ou seja, o Minas Trend está mais rico, mais plural e com maior diversidade".
O dirigente industrial salientou também que a feira com o propósito de transição, conectado nas inovações. "Temos várias novidades este ano, mas o nosso foco é nos negócios, pois é o que gera emprego, renda e lucratividade. Ninguém vive só de glamour no setor da moda. Mantemos o glamour, mas tem que ter business. E tenho certeza que nas próximas edições do Minas Trend teremos ainda mais sucesso nessa nova casa".
O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, evidenciou a relevância da parceria com a FIEMG e a cadeia produtiva da moda mineira. "Sempre acreditamos no projeto Minas Trend porque somos uma agência de desenvolvimento de pequenos negócios. A cadeia da moda é composta quase que na sua totalidade por micro e pequenas empresas, sendo mais de 99% dos estabelecimentos empresais de micro e pequeno porte. Nesta edição, o Sebrae trouxe 17 marcas de moda praia, lingerie e sleepwear com empresas de várias localidades do estado, como Taiobeiras, Juruaia, Monte Belo, Vargem Grande, Zona da Mata e Nova Resende. O Minas Trend é uma grande referência. É onde as pequenas empresas da cadeia da moda querem chegar", afirma.
O presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva, ressaltou a importância da aproximação entre indústria e setor varejista. "Eu costumo falar que a engrenagem precisa estar toda funcionando para haver boas vendas na ponta e para que o industrial também tenha uma boa produção. Não temos mais secos e molhados, então precisa haver essa integração. A visão de conjunto é muito mais importante nessa agenda de sustentabilidade que estamos construindo. Você tem grandes empresas, mas a maioria dos negócios e empregos é gerada pelos micro e pequenos negócios. O mundo é feito pelos pequenos empreendedores", ressalta.
Salientando a participação do Governo de Minas, através da Secretaria de Cultura e Turismo no Minas Trend, a secretária-geral adjunta do Estado, Cristiana Kumaira, afirmou que "a parceria institucional fortalece o entendimento de que a moda faz parte da cadeia da Economia Criativa e gera, em Minas, mais de 150 mil empregos em todo o estado, sendo mais de 60 mil somente no setor da moda. Precisamos trabalhar na transversalidade, fazendo com que a parceria se desdobre em realizações. A qualidade criativa da moda mineira todo mundo conhece e é estimulante participar dessa transversalidade", revela.
Fernando Pimentel, presidente da Abit, declarou que é um grande orgulho estar presente na feira, pois a entidade participou de praticamente todas as edições do Minas Trend. "Isso é a prova da competência, resiliência e inteligência de uma jornada de progresso e desenvolvimento do setor. Agora estamos trazendo novos conceitos de sustentabilidade, da convergência de tecnologias, de diversidade e temáticas que não eram muito discutidas, mas que entraram de vez no debate". O dirigente destacou também que pela segunda vez realiza o 7º Congresso Internacional da Abit em paralelo com o Minas Trend, colocando em conexão o evento com players internacionais.
O 28º Minas Trend é uma realização da FIEMG, SESI e SENAI, com Apoio Master do SEBRAE MG e patrocínio da CDL/BH e TMT Brasil Epson.
Serviço
28ª edição do Minas Trend
De 2 a 4 de novembro de 2022
No Minascentro (Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, Belo Horizonte)