O Rio Grande do Sul está se transformando em um polo da moda sustentável. Mais de 40 marcas trabalham com a proposta, que também inspira organizações não-governamentais e instituições de ensino. No final de abril, será a vez dessa mensagem por uma moda mais justa, que respeite as pessoas e o meio ambiente ecoar também junto à população em geral. Entre os dias 24 e 29 de abril, o movimento Fashion Revolution veste essa causa em mais de 90 países e 15 cidades brasileiras e tem em Porto Alegre uma das suas principais concentrações no Brasil.
O Fashion Revolution é uma mobilização mundial que nasceu em Londres, após uma tragédia ocorrida em 24 de abril de 2013, quando 1.134 pessoas morreram e mais de 2.500 ficaram feridas, em Dhaka, Bangladesh. No local, trabalhadores, a maioria mulheres, preparavam roupas para grifes, muitas delas famosas, em condições subumanas. Do desastre veio a conscientização e o ideal de uma moda mais justa e sustentável começou a se disseminar com o nascimento do Fashion Revolution e o questionamento: “Quem fez minhas roupas?”. No Brasil, infelizmente, também existem casos de trabalho análogo à escravidão, fato que acompanha a indústria da moda.
“Com o tema ‘Money Fashion Power’, a campanha deste ano irá abordar o fluxo de dinheiro na cadeia produtiva da moda, com o objetivo de conscientizar sobre a exploração do trabalho escravo no setor e despertar para a conscientização rumo a uma moda sustentável”, conta Cariane Weydmann Camargo, a Cacá, pesquisadora do Núcleo de Moda Sustentável e coordenadora local do movimento Fashion Revolution.
O Fashion Revolution Day, evento que abre a semana do movimento em Porto Alegre, ocorre no dia 24 de abril, a partir das 18h30, no Santander Cultural, na Praça da Alfândega, no centro. “O objetivo é construir novas relações com o público, informar e motivar pessoas dos setores acadêmico, produtivo e varejista, sem esquecer do papel do Estado do Rio Grande do Sul, com sua tradicional lã e vocação para produção em baixa escala, que se alinha à tendência slow fashion de fabricação e de consumo de uma moda ética e responsável”, detalha Evelise Anicet Rüthschilling, coordenadora do NMS-UFRGS, que fará a mediação. O evento contará com nomes como Miguel Angel Gardetti, do Centro de Estudos sobre Luxo Sustentável de Buenos Aires, uma referência mundial no tema; Eloísa Artuso, do Fashion Revolution Brasil, e Luiz Felipe Nascimento, da Faculdade de Administração da UFRGS.
Em Porto Alegre, e em algumas cidades do interior, a programação do Fashion Revolution Week será realizada entre os dias 24 e 29 de abril, com mais de 40 atividades gratuitas e abertas ao público em geral.
Confira abaixo e também no link: http://bit.ly/2ooGuOP
- 24/04 - 18h30 - Fashion Revolution Day – Painel com o tema “Money_Fashion_Power” com vagas limitadas.
Palestrantes:
Eloísa Artuso, coordenadora educacional do Fashion Revolution Brasil
Miguel Angel Gardetti, coordenador do Centro Estudos sobre Luxo Sustentável de Buenos Aires
Luis Felipe Nascimento, líder do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade e Inovação da Escola de Administração da UFRGS
Mediação:
Evelise Anicet Rüthschilling, coordenadora do Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS
Performances:
Caminhada Artística: Corpo Estamparia: Moda Sustentável, coordenada pela professora Helena Kanaan, do Instituto de Artes da UFRGS
Vestir uma causa: com direção da pesquisadora e stylist Madeleine Muller
Local: Átrio do Santander Cultural, com entrada pela Siqueira Campos, a partir das 18:30h.
- 25 a 27 de abril – Circuito #FashRevPOA – com ações em instituições de ensino, ateliês, lojas, cooperativas, coletivos e outras iniciativas ligadas à moda e à sustentabilidade.
- 28 de abril – 14h30 às 18h30 - FashRev #tamojunto – Workshop no Instituto Sempre Mulher voltado para pessoas da comunidade.
Local: Rua Xavier de Carvalho, 80, no Bairro Sarandi, em Porto Alegre
- 29 de abril – 11h às 19h - FashRev #naRua - Ativistas do movimento participam com ações de sensibilização entre o público presente em Feira de Moda Sustentável organizada por marcas e artesãos locais. Aberto ao público.
Local: Rua Miguel Tostes, no Bairro Bonfim, em Porto Alegre
Quer aderir ao Fashion Revolution? Participe da programação e compartilhe suas ideias. Nesse link (http://bit.ly/Espalhe_FashRev) você encontra além de imagens para personalizar seu Facebook, as plaquinhas “Quem fez minhas roupas?” disponíveis para download, prontas para aparecerem na sua selfie 😀 Não esqueça de citar as marcas com “@” (por exemplo: @fashionrevolution), assim elas recebem a notificação do seu questionamento! Inclua as hashtags #FashionRevolution e #QuemFezMinhasRoupas e faça parte desse movimento mundial por uma moda mais sustentável.