TENDÊNCIAS DO VAREJO 2021

TENDÊNCIAS DO VAREJO 2021: varejistas lançam coleções mais coloridas

Por Stella Kochen Susskind

A pesquisa de tendências Juniors Spring 2021, conduzida pela WGSN, aponta as tendências do varejo 2021 e revela que os varejistas da Europa e dos Estados Unidos aumentaram a variedade de cores nas próximas coleções de roupas para jovens à medida que os programas de imunização avançaram. O racional é que com a vacina há uma clara esperança da retomada dos eventos de primavera-verão. O mapeamento explora como tendências, ainda, que cores vibrantes, tons orgânicos e brilhos artificiais se alinham ao crescente lifestyle da juventude que passa a priorizar o “curtir ao ar livre”.

Sobre a tendência de peças, o mapeamento aponta que em Estocolmo, serão recorrentes os conjuntos folgados e jeans confortáveis; em Nova York, o carro-chefe dos estilistas e de redes varejistas de médio porte serão roupas mais esportivas, além de conjuntos para os consumidores cortarem e costurarem. Em Los Angeles, o forte são os itens casuais, inspirados na década de 2000; em Berlim, peças de tricô sustentam as coleções para os jovens. Por último, em Copenhagen, capital da Dinamarca, o conforto é priorizado e expresso em amplos jeans, que podem ser vistos em diferentes peças como vestidos e blusas.

Achei muito interessante o estudo trazer que, conforme o mundo se recupera do impacto da Covid-19 – e dos complexos efeitos colaterais do isolamento e restrições sociais – os sentimentos multifacetados e contrastantes têm inspirado os consumidores jovens a se vestir de um modo que aponta para a nostalgia. Os brilhos suaves e uma abordagem equilibrada da cor aparecem no perfil do consumidor classificado como The New Romantics. Esse jovem novo romântico coloca o foco da sua forma de vestir na cura, sustentabilidade e união; se inspira em tons restauradores que parecem calmos, naturais, objetivos e orgânicos. E, como tudo está alinhado ao momento, essa tendência está em sintonia com o ativismo dessa geração de consumidores.

Para além da moda, essas informações dão ao varejista – inclusive, o brasileiro – informações preciosas sobre o comportamento futuro do seu consumidor. Não vamos sair incólumes dessa pandemia; o modo de consumir foi para sempre impactado. E, mais do que isso, a relação com o que consumimos passa por uma reflexão que antes não existia em larga escala. Os “novos consumidores” tem uma outra forma de enxergar o relacionamento com as marcas, com produtos e com as pessoas que estão atrás de toda a cadeia. Dentro desse cenário complexo, nunca foi tão importante conhecer o próprio cliente e suas múltiplas facetas. Pesquisas que aprofundam esse conhecimento, como cliente secreto, são ferramentas muito eficazes para dar suporte aos gestores nessa tarefa de entender as demandas desse novo consumidor.

Sobre Stella Kochen Susskind | Pioneira na América Latina na metodologia de pesquisa mystery shopping(cliente secreto), Stella é considerada uma das mais importantes experts da temática no mundo. Autora do livro Cliente Secreto, a metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor (Primavera Editorial), a especialista é palestrante internacional, tendo ministrado palestras em Barcelona, Estocolmo, Amsterdã, Londres, Atenas, San Diego, Chicago, Las Vegas, Malta, Belgrado, Algarve, Split e Buenos Aires. Empreendedora desde a década de 1980, fundou em 2019 a SKS CX Customer Experience Consultancy; a consultoria é focada em experiência e satisfação do consumidor, parceria da Checker Software – uma startup israelense de tecnologia da informação que integra metodologias de pesquisa em tempo real. A empresa – premiada em 2020 com o MSPA Elite Member, que a coloca entre as 12 melhores do mundo no segmento – representa uma revolução nas pesquisas de satisfação e experiência do consumidor brasileiro. https://skscx.com.br

------------------------------------------

Sobre a SKS | Perception Customer Experience

Fundada em 2019 pela empreendedora serial Stella Kochen Susskind – pioneira na América Latina em pesquisas com a metodologia mystery shopping (cliente oculto), implementada em 1988 no Brasil –, a SKS trouxe a startupisraelense de tecnologia da informação, Checker (integra metodologias de pesquisa em tempo real) para o Brasil, em 2019. Em 2021, a SKS fez uma cross partnership com a Perception, empresa liderada por Rodrigo Toni – que foi CEO Regional Sudeste Asiático e CEO IPSOS Brasil; trabalhou na RI/TNS, Nielsen, entre outras companhias. Especializado em Management no IESE (Espanha) e INSEAD (Cingapura), Toni possui especialização em Survey Methodology, SRC, University of Michigan (EUA). É cientista social e engenheiro agrônomo pela Universidade de São Paulo (USP).

SKS | Perception Customer Experience tem revolucionado o mercado das pesquisas de satisfação e experiência do consumidor e dos usuários (User Experience), tanto em lojas físicas quanto em e-commerce e demais canais de venda dos consumidores omnichanel. A empresa brasileira conta com escritórios de São Paulo, e Hadera (Israel); possui uma carteira de 30 clientes nos segmentos de finanças, varejo, indústria e serviços. Entre os clientes da SKS Perception: BVA, L’Oreal, Duty Free Shop, Giorgio Armani, Hugo Boss, Asics, Jack Vartanian, BR Properties, Marisol, Estée Lauder. Em 2021, a empresa conquistou o MSPA Elite Member, que a coloca entre as 12 melhores do mundo no segmento.

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, Relações Públicas, empreendedora e mãe do Antônio.

Deixe uma Resposta