protagonismo juvenil

Projeto incentiva protagonismo juvenil

A Fundação Tênis, organização não governamental com núcleos nos no Rio Grande do Sul e em São Paulo,  é parceira do projeto As vozes das Adolescentes que busca o protagonismo juvenil, a iniciativa atende 30 meninas com idade entre 13 e  18 anos, em Santana do Parnaíba (SP). A expectativa da Fundação é implementar a iniciativa no RS em 2021, para isso está em fase de negociação com empresas locais.

O projeto busca fortalecer a liderança das adolescentes através de oficinas, desenvolvendo suas habilidades para que se tornem agentes de transformação, desenvolvendo suas próprias soluções para os desafios que enfrentam em suas comunidades. Em São Paulo, a iniciativa é da instituição internacional Rise Up, realização da ONG Empodera – Transformação Social Pelo Esporte e financiamento da Cummins Brasil.

Na pauta dos encontros estão assuntos relevantes para o dia a dia das meninas como, por exemplo, enfrentamento à violência contra meninas e mulheres,  combate ao trabalho infantil,  combate ao casamento infantil,  enfrentamento ao racismo,  direitos LGBTI,  igualdade de gênero no esporte e  igualdade de gênero na política.

Após as oficinas as meninas desenvolvem e realizam um projeto para ser implementado em suas comunidades, contando com apoio de mentoras e também com recursos financeiros para implementação das ações. As adolescentes contam ainda com auxílio para contratação de pacote de dados para celular.

A segunda turma do projeto que busca o protagonismo juvenil inicia em novembro e atenderá mais 35 jovens de Santana do Parnaíba. Para o próximo ano a ideia é reunir as duas turmas em encontros presenciais.

Sobre a Fundação Tênis

A Fundação Tênis, fundada em maio de 2001, é uma organização não governamental que realiza um programa social e educativo por meio do Esporte. O trabalho, direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, é pautado nos valores educacionais do Olimpismo. Para participar do projeto é necessário que os jovens estejam matriculados e frequentem a rede pública de ensino.

O objetivo da fundação é promover o desenvolvimento dos jovens participantes a partir dos valores de Amizade, Respeito, Excelência e Ética, realizando sonhos e transformando vidas. São 1.300 alunos atendidos em núcleos nas cidades de Porto Alegre,Sapiranga e Igrejinha, no Rio Grande do Sul, e Santana do Parnaíba, Mogi das Cruzes, Jacareí, Pirituba, Jundiaí, e no bairro Água Branca, em São Paulo.

Site: https://fundacaotenis.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/fundacaotenis/

 

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, Relações Públicas, empreendedora e mãe do Antônio.

Deixe uma Resposta