Feiras Unidas POA

Feiras criativas de Porto Alegre lançam selo Feiras Unidas POA

40 visualizações

A Capital gaúcha, antes do isolamento, sempre foi rica em opções de programação ao ar livre, ocupando diferentes espaços da cidade. Agora as maiores e mais antigas feiras criativas de Porto Alegre se reúnem para fortalecer o mercado dos pequenos empreendedores locais e buscar a manutenção das marcas durante a pandemia. A união resultou na criação do selo “Feiras Unidas POA”, que será estampado por todos os participantes, indicando que a feira faz parte do movimento. 

Selo Feiras Unidas POA

O selo será lançado no dia 26 de Julho e incorporado pelos eventos a partir de agosto, enquanto isso as feiras seguem suas atividades de maneira virtual, com lives e eventos online, mantendo a interação entre marcas expositoras e público. Para o lançamento, no domingo, serão realizados encontros entre as feiras. A live de abertura (10h30 - 11h30) terá mediação de Paula Visoná e o perfil @poanarua fará lives sequenciais com cada uma das feiras, representadas por suas curadoras - produtoras (a partir das 14h). 

A proposta é criar um grupo para debate, buscar soluções de interesse comum, com maior sinergia e união entre as diversas  iniciativas, promovendo uma série de atividades em conjunto, como agenda anual das feiras, para que não haja sobreposições e protocolo especial para retorno, considerando orientações da OMS e as necessidades específicas do tipo de evento. Participam do projeto OPEN Feira de Design, Café com Bazar, Feira de Moda Plus Size, Brick dos Desapegos, Feira Me Gusta e Feira Tô na Rua. Iniciativas que movimentam por ano mais de 50 mil pessoas e 2 mil marcas, atualmente suspensas em função das limitações impostas pela pandemia.

Café com Bazar participa do Feiras Unidas POA

A criação da identidade visual da campanha é da OPEN Feira de Design, assinada pela designer da Maria Cultura, Caroline Loch. “O selo propõe uma representação da diversidade, união e energia que entendemos serem necessárias para seguirmos em frente”, relata Camila Farina, diretora da Maria Cultura e curadora da OPEN Feira de Design. “O ar livre também está representado aqui, assim como a alegria e a leveza, os cataventos fazem remissão à ludicidade da infância, a diversão proposta por cada uma das iniciativas e à liberdade do movimento. As cores neutras foram utilizadas para favorecer a integração e diálogo do selo com os diversos materiais gráficos”, acrescenta Camila.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES FEIRAS UNIDAS POA

26 de Julho

Live de Abertura - Das 10h30 às 11h30 Feiras Unidas, mediação Paula Visoná - Link na bio das feiras  @open_feiradedesign, @cafecombazar, @bpspoa.feira, @brickdedesapegos, @feira_megusta, @tonarua

Mediação Poa na Rua - no perfil @poanarua

14h Brick de Desapegos (Nathalia Guasso)

14h30 OPEN Feira de Design (Camila Farina)

15h30 Café com Bazar (Fernanda Trindade)

16h Feira Plus Size (Viviane Lemos) 

17h30 Feira Me Gusta (Pamela Morrison)

18h Feira Tô na Rua (Susana Jung)

Sobre a OPEN Feira de Design

A OPEN é a primeira e maior feira de design independente de Porto Alegre, já reuniu, em mais de 40 edições, cerca de mil expositores e um público superior a 100 mil pessoas. A feira teve sua primeira edição em dezembro de 2015, quando Camila Farina, diretora da Maria Cultura e Professora de cursos de Design, decidiu trazer a Porto Alegre o conceito das feiras que encontrava pelas em suas viagens a Buenos Aires a Congressos, com os alunos. Desde então o evento evoluiu muito, passando a assumir três formatos: Edições Nacionais no Instituto Ling, Edições Regionais no Espaço Unisinos e Edições Especiais, formato que ganhou versões na badalada Ilha do Clube Jangadeiros em Porto Alegre, em Caxias do Sul e no cultuado MECA Festival, em Maquiné.

Sobre a Café com Bazar 

Há 8 anos, o Café com Bazar promove o feito à mão, abrindo espaço para marcas autorais através de suas edições, que atualmente acontecem no Pátio 24 Mall. Idealizado pela publicitária Fernanda Trindade, desde 2011 se diferencia pela exigência no processo de curadoria: cada expositor deve ser o criador de seus produtos. O evento se tornou ponto de encontro para quem deseja sair dos shoppings, conhecer iniciativas novas e curtir um sábado diferente em um espaço acolhedor e com programação para a família toda. Além da seleção criteriosa de produtos handmade, o CCB traz ao público atividades e oficinas criativas gratuitas, espaço para pets,  bebidas e comidinhas no capricho e música ao vivo para uma experiência completa - assim, o cliente não fica restrito só a compra de produtos. 

Sobre a Feira de Moda Plus Size

A Feira de Moda Plus Size é um evento de acolhimento da pessoa gorda, onde ela vive uma experiência que lhe é negada no varejo convencional, a possibilidade de escolher. Transcende um momento de compra e venda e se torna uma experiência de vida. A Feira é produzida por Viviane Lemos e Gizela Fonseca.

Sobre o Brick dos Desapegos

O Brick de Desapegos, organizado pela Natalia Guasso, completa 9 anos em dezembro e em meio a pandemia está se reinventando e criando diversas ações on-line para continuar contribuindo e fortalecendo o segmento dos brechós. A ideia é aliar divulgação dos brechós, conteúdo e dicas nas redes sociais. 

Sobre a Feira Me Gusta 

A Feira Me Gusta é uma feira cultural de rua, que reúne arte, moda, música, gastronomia e variedades. Idealizada e produzida pela publicitária Pamela Morrison, foi criada em novembro de 2014, em Porto Alegre. Tem como objetivo e valores: ser uma Feira de Variedades, onde todos possam ter oportunidades de trabalho e geração de renda; transformar Espaços Públicos em Espaços de Lazer; fomentar a economia e o turismo; tornar a arte e a cultura acessível a todos; gerar troca e conexão entre as pessoas.

Sobre a Feira Tô na Rua

A produtora Tô na Rua, criada em 2013 por Susana Jung, Bacharela em Direito, originalmente realizava eventos na orla de Ipanema com o projeto Orla Vive. Em 2015 passou a realizar eventos de rua de forma itinerante pela cidade de Porto Alegre, chamando os pelo próprio nome da produtora: Tô na Rua. A cada mês era em um bairro de Porto Alegre, unindo arte, moda autoral, músicos porto alegrenses e os food trucks, em 5 anos os eventos já foram patrocinados por mais de 22 marcas. Realiza dois eventos principais que são: Oktoberfest Porto Alegre e Saint Patrick's Day Porto Alegre. A cada evento é um encontro e reencontro entre pessoas e marcas.

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, Relações Públicas, empreendedora e mãe do Antônio.

Deixe uma Resposta