O tempo passou rápido e já chegou o Encuentro de 2014, ano passado participei e aproveitei para conhecer mais a cidade. O Encuentro Latinoamericano de Diseño é realizado anualmente pela Facultad de Diseño y Comunicaciónn na Universidade de Palermo, em Buenos Aires. Eu já tinha passado pela cidade rapidamente e conhecia os principais pontos turísticos, dessa vez com uma semana me apaixonei ainda mais.
Durante o Encontro são cinco dias de atividades nas áreas de design, comunicação, marketing, moda, entre outras. Dá para programar quais as apresentações assistir pelo site, mas como é tudo bem concorrido é bom chegar antes para garantir o lugar. Por isso só consegui assistir quatro palestras: Marketing olfativo, Los usos Del cuerpo em la fotografia de moda, Si queres, sé freelance e Aplicación de valor agregado en una colección de moda.
Fora dos horários do Encuentro algumas coisas que eu gostei de fazer:
Buenos Aires Bus
O ônibus passa nos principais pontos turísticos da cidade de 20 em 20 minutos, é possível descer em qualquer um dos pontos, conhecer o lugar e depois embarcar novamente. Comprei o bilhete que dava direito a utilizar o serviço por 48 horas pelo valor de 160,00 pesos. Pode ser comprado aqui. Vi muitas reclamações em sites, mas eu achei ótimo, talvez porque tenha utilizado em uma segunda e terça-feira.
Na segunda embarcamos na Plaza San Martín às 9h, fizemos quase todo o percurso, descemos no Museo de La Passsion Boquense, embarcamos novamente e descemos no Caminito. Lá almoçamos em um dos Cafes Notables, o La Perla. Não era a nossa intenção, queríamos almoçar em Puerto Madero, mas a fome não deixou. O La Perla foi uma grata surpresa, não nos atraiu pela fachada e nem pelo garçom que ficou falando sem parar, mas a decoração e a comida valeram a troca.
Depois do almoço embarcamos novamente, descemos em Puerto Madero para dar uma caminhada. Embarcamos novamente e descemos nas Galerias Pacífico. Neste momento vocês devem imaginar que já era noite e então voltamos para o hotel.
Na terça embarcamos mais tarde e a primeira parada foi na La Defensa. Com um mapa e perguntando achamos a estátua da Mafalda que fica no Bairro de San Telmo, na esquina das ruas La Defensa e Chile. Parada para almoço no Friday’s em Puerto Madero (muito bom!).
A próxima parada foi na Recoleta visitando a Floralis Generica, Buenos Aires Design, Cementerio de La Recoleta e Recoleta Mall. Embarcamos de volta à noite depois de bater perna pelo bairro.Acredito que com tudo isso economizamos muitos pesos não precisando pegar táxi.
Teatro Colón e Teatro Opera Citi
Na minha outra visita passei pelo Opera Citi e o espetáculo em cartaz era Mama Mia, quase chorei quando não consegui encaixar o horário. Desta vez fui decidida e na chegada já deixamos uma noite reservada para assistir a um musical. Escolhemos o Los Locos Addams e nos divertimos muito!
No Teatro Colón assistimos a última apresentação da temporada 2013 da ópera Otello. Só o prédio do teatro já é um espetáculo e assistir uma ópera pela primeira vez ali foi emocionante. Também há a opção de conhecer o Colón em visitas guiadas.
Tanto no Opera Citi como no Colón vá preparado para ficar lá umas 3 horas, entramos às 20h e saímos por volta de 23h30. Os valores são para todos os gostos e bolsos, no Colón de $60 a $1.320 e no Opera Citi de $90 a $350 (tudo em pesos) .
Comprinhas & Comidinhas
A quantidade de lojas bacanas na cidade é de deixar qualquer uma louca. Especialmente as papelarias e lojas de decoração dão aquela vontade de levar tudo. Conheci a Papelera Palermo e tem várias coisas bacanas para presentear os amigos na volta.
Que vontade de voltar!