Do grafite à Pablo Picasso na 3ª Mostra EliteDesign

Pinturas, fotografias, esculturas e peças de arte de renomados artistas, como Pablo Picasso e Di Cavalcanti dividem espaço com o trabalho contemporâneo de artistas urbanos na 3ª Mostra EliteDesign.  “A cultura e a decoração sempre andaram juntas. Um quadro, uma escultura ou até mesmo um livro trazem uma história para um ambiente, seja em casa ou no trabalho. Por isso, pensamos numa mostra que valorizasse muito a cultura”, afirmam os diretores Flávia Sffair e Paulo Pedroso. Quem percorrer os 43 ambientes, distribuídos em três mil m², perceberá que a arte ganha evidência e está presente no projeto dos 70 profissionais envolvidos.

E a street art também ganha destaque. O artista urbano Lucas Anão Vernieri, que trabalha há mais de 20 anos com grafite, tem o seu trabalho em quatro ambientes, três externos e um interno. “É muito legal poder participar deste evento. É uma forma de valorizar ainda mais a nossa arte e o artista de rua”, diz Vernieri.

Pintada a óleo por Di Cavalcanti em 1972, a tela 'As Mulatas',  que retrata toda a beleza feminina, está no espaço J'adore, criado pelo arquiteto Henrique Steyer, em homenagem ao estilista Rui Spohr. Três gravuras em metal, entre elas Agonia do Minotauro, de Pablo Picasso, também estão neste ambiente. As obras do artista espanhol, chanceladas pelo Museu d'Orsay e pela Christie's, são alusivas ao período que Rui viveu na Europa. Uma linda chaise original Longue Rio, desenhada por Oscar Niemeyer e que revela sinuosas curvas, completa o espaço.

A 3ª Mostra EliteDesign apresenta também uma exposição de fotos da capital dos gaúchos. 'Um Olhar sobre Porto Alegre' traz pontos turísticos e curiosidades da cidade, clicados por nomes como Leonid Streliaev, Edu Liotti, Tiago Antoniazzi, Cristiano Bauce, Vanessa Bohn, Ricardo Braescher, Marcelo Donadussi.

Entre os outros destaques, o ambiente de Carlos Rodrigo Braga, numa homenagem as escritoras Lya Luft, Claudia TajesMartha Medeiros, Paula TaitelbaumLeticia Wierzchowski, Jane Tutikian, Maria Carpi, Monique RevillionAna Mottin, Valesca de Assis, Christina Dias e Marô Barbieri. Braga contou com a ajuda de Cíntia Moscovich para projetar um ambiente, fomentando a cultura através do espaço.

E gravuras do artista austríaco Benno Pferscher estão presentes no Dormitório da Jovem Bailarina. O ambiente assinado pela arquiteta Andressa Barroso traz, ainda, porcelanas de três mulheres brasileiras como Heloisa Galvão, Nara Ota e Carolina Peraca, juntamente com uma bandeja de xisto negro e esmeraldas brasileiras extraídas na Bahia.

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, empreendedora e mãe do Antônio.

Deixe uma Resposta