Alceu Valença prepara show com grandes sucessos para a estreia do Festival Turá em Porto Alegre

Um dos artistas mais aplaudidos na estreia do festival Turá, em 2022, em São Paulo, Alceu Valença também está confirmado para a primeira edição do evento em Porto Alegre, marcado para os dias 18 e 19 de novembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque Harmonia. O músico pernambucano subirá ao palco no sábado, acompanhado pela sua banda, com o show Alceu Dispor, em que coloca à disposição do público os maiores sucessos dos seus quase 50 anos de carreira.

No repertório, estão confirmados clássicos que marcaram a história musical do Brasil, como AnunciaçãoTropicanaCoração BoboTaxi LunarPelas Ruas que AndeiGirassolComo Dois Animais e  Belle de Jour, além de temas que reforçam as digitais do agreste e do sertão na identidade do artista, como as composições BaiãoVem MorenaSabiáXote das Meninas e Pagode Russo, de Luiz Gonzaga.

O título do espetáculo descende de um meme que viralizou nas redes sociais, virou figurinha de aplicativo de mensagens e ilustração em camiseta de grife jovem, num momento em que o cantor angaria cada vez mais fãs de diferentes gerações não só no Brasil, mas também em outros países onde passou a se apresentar regularmente, sempre com lotação esgotada, como Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Suíça e Holanda.

Além da performance de Alceu Valença, a edição gaúcha do festival Turá contará com apresentações de diversos outros artistas, representantes de diferentes gêneros musicais que resgatam a pluralidade do nosso país. Para o sábado, também estão confirmados no line-up EmicidaFresno convida PittyPapas da LínguaJup do Bairro e Bloco Império da Lã. Já no domingo, o público poderá acompanhar shows de Caetano VelosoBaco Exu do BluesDuda BeatMarina SenaFrancisco, el Hombre e Bloco da Laje.

Como o manifesto do festival já adianta, Porto Alegre será palco de dois dias com muita abertura, cultura, mistura e releitura, os quatro pilares que definem o Turá.  O projeto também receberá outras manifestações que colaboram para a construção da identidade do país, como a gastronomia.

Ingressos
Os tickets estão à venda em duas modalidades: avulsos, para cada um dos dias de evento, e em formato de passaporte, que dá acesso a ambas as datas do festival. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência) e na bilheteria oficial, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, no Saguão do Living 360°, no prédio 15), onde não é cobrada taxa de conveniência, com funcionamento de terça a sexta, das 9h às 18h.

Além dos bilhetes no valor inteiro e de meia-entrada, é possível comprar o ingresso solidário, parceria do festival Turá com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul que oferece 40% de desconto para quem doar, na entrada do evento, 1kg de alimento não perecível para a compra do ingresso avulso e 2kg de alimentos não perecíveis para a compra do ingresso passaporte. Os tickets têm preços a partir de R$ 195 (meia-entrada, segundo lote, para um dos dias de evento) e podem ser parcelados em até 3x sem juros.

Clientes do Banco do Brasil ainda podem aproveitar outros benefícios: portadores dos cartões Ourocard têm 20% de desconto no preço dos bilhetes avulsos ou de passaporte, nas modalidades inteira e meia-entrada, podendo adquirir até quatro entradas por CPF, e ainda parcelar o valor em até 4x sem juros (o desconto não é cumulativo com o ingresso solidário).

Acessibilidade e inclusão
O festival contará com diversos recursos para que pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual tenham todo o suporte necessário para aproveitar o evento. Em diferentes pontos do parque, o público poderá contar com atendimento exclusivo de uma equipe preparada, assim como aparelhos de audiodescrição, com a narração em tempo real dos acontecimentos, e fones de ouvido para pessoas com espectro autista. No telão dos shows, haverá tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para pessoas com deficiência (PcDs), haverá uma plataforma elevada com visão para o palco e bares, tendas de alimentação e banheiros acessíveis. Além disso, cardápios em áudio estarão à disposição e um canal de atendimento via WhatsApp, com acesso por QR Code. Os recursos oferecidos pelo festival são uma parceria com a All Dub, empresa especializada em acessibilidade para todos os públicos.

Para que o público possa aproveitar livremente, o festival também firmou uma parceria com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação - sexual, moral, racial ou outra. Na preparação para o evento, haverá a confecção de uma cartilha de tratamento humanizado, além de orientação, capacitação e treinamento das equipes envolvidas com a organização, atendimento e segurança dentro do parque. Além disso, estarão disponíveis, tanto para o público quanto para os prestadores de serviço, uma tenda de acolhimento e denúncias, assim como canais de atendimento que poderão ser acessados via WhatsApp escaneando o QR Code impresso nos cartazes espalhados por diversos pontos para orientar qualquer pessoa que precise de apoio.

Mais sobre o festival
A edição em Porto Alegre será a primeira do evento fora da capital paulista. O Turá estreou em 2022, no Auditório Ibirapuera, com apresentações de nomes como Emicida e Paulinho da Viola. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão, e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. O sucesso se repetiu na segunda edição, realizada nos últimos dias 24 e 25 de junho na capital paulista, reunindo 30 mil pessoas e shows de atrações como Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Maria Rita convidando Sandra de Sá, Gilberto Gil & Família, Pitty convidando Marcelo D2 & Céu e Joelma convidando Mariana Aydar.

Em Porto Alegre, o evento é realizado pela T4F em parceria com a Maia Entretenimento, apresentado pela Hering, tem o Banco do Brasil como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, apoio de Parque da OrlaColgate PlaxMike's e Schweppes, além de Red Bull como fornecedor oficial. Rádios 102.3 e Atlântida são media partners.

SERVIÇO
Festival Turá Porto Alegre
Dias 18 e 19 de novembro de 2023, sábado e domingo, das 13h às 23h
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia)
Av. Loureiro da Silva, 255 - Praia de Belas - Porto Alegre/RS

Deixe uma Resposta