POST DA NUTRI: TPM, dicas para amenizar os sintomas

Tem TPM? Já teve TPM? Tá chegando à época da sua TPM? Então o POST DA NUTRI deste mês foi feito pra você, vem conferir!

A TPM é caracterizada pela ocorrência de um conjunto de alterações físicas e emocionais que acontecem antes da menstruação, os principais sintomas são a irritabilidade e constante oscilação de humor, cansaço, inchaço, cólicas, dor de cabeça, além daquela super vontade de comer doces, que a gente bem conhece.

Aqui vão algumas dicas práticas para ajudar a amenizar os sintomas, anota aí:

- Fazer exercícios físicos regularmente (está relacionado com a REDUÇÃO dos sintomas: irritabilidade, dor de cabeça e nos seios e as famosas cólicas);

- Manter um sono regular e procurar ter momentos de relaxamento (Yoga, meditação);

- Cuidar da alimentação (alimentos ricos em gorduras e açúcares AUMENTAM os sintomas da TPM, a sensação de alívio dura apenas durante o tempo da digestão. Por esse motivo manter uma alimentação saudável ajuda a DIMINUIR os tão indesejados sintomas da TMP <3).

Listinha de alimentos pra reduzir os sintomas:

- Para minimizar o inchaço (retenção de líquidos) e as cólicas consuma alimentos ricos em cálcio: Leite, queijo, iogurte, aveia, sardinha, brócolis.

- Para aumentar a disposição e diminuir o cansaço, ingira alimentos ricos em vitamina B6: Salmão, atum, frango, batata doce, abacate, banana, espinafre.

- Reduza o consumo de doces e gorduras. Tá, mas e quando bater aquela mega vontade de comer um docinho? Opte por chocolates com alto teor de cacau em porções pequenas.

Mande sua dúvida, ela pode ser o tema do próximo post! <3

 

 

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, Técnica em Produção de Moda pelo SENAC e estudante de Jornalismo na PUC-RS. Divide seu tempo sendo mãe do Antônio e atuando como Analista de Marketing.

3 Comentários

  1. Paula Becher 28 outubro, 2016 at 18:11 Responder

    Olá Aline, fico muito feliz que você tenha gostado!!! Em breve vai sair mais um POST DA NUTRI com dicas de nutrição e saúde ♥ Vou lá conferir o teu blog! 🙂 Beijo.

Deixe uma Resposta