Terceira edição da Maratona MUDE acontece em outubro

Participei de uma da primeira edição da Maratona Mude e contei como foi aqui.  A terceira edição, realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), já tem data definida. A Batalha Criativa entre equipes de designers brasileiros e a programação de conteúdo ocorrerão nos dias 14 e 15 de outubro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS.

Neste ano, a Maratona MUDE trará o conceito da polifonia da moda. “O design precisa ouvir as diversas vozes da moda, que vêm das ruas, dos movimentos sociais e das mudanças culturais do nosso tempo. Tudo é elemento para a construção de um produto que transcenda o material” , explica o consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, ressaltando que o objetivo do projeto é estimular a criação de um design autoral por parte dos participantes. “A indústria de calçados, gradualmente, vai entendendo a importância da cultura do design, da criação de um produto com identidade própria”, avalia Henke.

 Atrações confirmadas

A polifonia da moda, tema desta edição, norteia a programação de conteúdo buscando trazer as várias vozes do mundo para um debate sobre despadronização de conceitos ou rótulos. “Os padrões estão com os dias contados e a moda é feita de várias vozes. É por esse motivo que teremos uma programação diversificada com o objetivo de estimular a criatividade e inspiração dos participantes”, comenta Henke.

Já estão confirmados nomes importantes do cenário do design, moda e empreendedorismo, como Paulo Borges, Juliana Jabour, Sandra Boccia, Renan Serrano, Victor Apolinário, Mario Viana e Divina Raio-Laser.

Além das palestras, estão confirmadas oficinas, quando os participantes poderão colocar a mão na massa. Assim como as palestras, elas ocorrerão durante os dois dias de evento, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Estão confirmadas oficinas com o Istituto Europeo di Design - IED (Ilustração de Sapatos, Oficina Digital para Sapatos e Startup Design para Calçados); da Usefashion (Tendências de Consumo na Prática); e de NellyRodi (A desordem mundial).

Maratona MUDE

Além da programação de conteúdo, a Maratona MUDE terá uma batalha criativa entre quatro equipes de designers que, com a mentoria do renomado estilista Dudu Berholini, deverão produzir três protótipos de pares de calçados durante 24 horas ininterruptas. O desafio será ora no corredor do BarraShoppingSul, em espaço aberto ao público, ora  em uma mini fábrica, montada no Centro de Eventos do centro de compras, local onde também ocorrerá a programação de conteúdo.

Para o estilista, a possibilidade de trabalhar coletivamente é um dos grandes destaques desta Maratona. Dudu menciona que exaltar os diferentes talentos dentro dos grupos será fundamental para o desenvolvimento do processo. “Somente assim essa coleção ficará pronta. Minha intenção é passar ao longo dessas 24 horas, em diferentes momentos, e estar ali firme e forte para assessorar os grupos a alcançar o melhor resultado possível”.

A equipe que produzir os melhores protótipos será conhecida no dia 15 de outubro e será premiada com R$ 20 mil. Mais informações em www.maratonamude.com.br.

Serviço

Maratona MUDE
Onde? No BarraShoppingSul, av. Diário de Notícias, 300, em Porto Alegre/RS
Quando? 14 e 15 de outubro de 2016
Que horas? Das 9h às 19h.
Ingressos para acesso ao Centro de Eventos (programação de conteúdo)
*Acesso (Inteira - 14/10) - R$ 80,00
*Acesso (Inteira - 15/10) - R$ 80,00
*Acesso COMBO (14 + 15/10) - R$120,00
Oficinas R$180,00 - o valor das oficinas individuais contemplam os dois dias de evento

A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Apex-Brasil. Os patrocínios são da Couromoda e da Francal Feiras.

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, Técnica em Produção de Moda pelo SENAC e estudante de Jornalismo na PUC-RS. Divide seu tempo sendo mãe do Antônio e atuando como Analista de Marketing.

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