Novo posicionamento Sephora: mais marcas, conveniência e democratização da beleza

A chegada de Sephora no Brasil marcou uma revolução dentro do mercado de beleza no país. Várias marcas internacionais ainda não eram vendidas no Brasil e só então foram trazidas para cá. Desde então, Sephora é líder em vendas de produtos de prestígio. À frente deste segmento, a gigante francesa amplia agora ainda mais seu portfólio com uma mudança significativa em seu posicionamento: a partir de 02 de outubro, as gôndolas e site passam a oferecer as marcas massivas Natura, Bruna Tavares, Aussie, Australian Gold e Revlon, adotando um conceito high-low.

Considerando que o mercado de luxo brasileiro representa apenas 6% nas vendas do setor de beleza, enquanto em alguns países do mundo este valor ultrapassa 30%, com a chegada das marcas massivas a rede francesa torna-se agora o mais completo destino de beleza para as compras de produtos de maquiagem, fragrâncias e cuidados com a pele no Brasil.

Com o slogan “Todas as belezas se encontram aqui”, a estratégia de Sephora para este momento é trazer para dentro das lojas marcas que hoje são encontradas em farmácias e supermercados, as quais passam então a ser apresentadas com a tradicional e única experiência de compra oferecida pelo melhor time de especialistas em produtos de beleza do mercado.

PARA TODOS

Neste sentido, a mudança de posicionamento de Sephora no Brasil segue uma tendência de mercado: atingir este consumidor high-low, isto é, aquele que mescla em seu dia a dia o uso de produtos de grifes famosas e sofisticadas com outros mais convencionais e acessíveis. Para facilitar a compra destas pessoas, a Sephora está reunindo tudo em um mesmo espaço. De acordo com a diretora-geral da marca francesa no Brasil e vice-presidente sênior LATAM, Flavia Bittencourt, a ideia de agregar os produtos com preço mais baixo é parte também da estratégia em atingir àquele consumidor que ainda carrega o sentimento de que não faz parte do público de Sephora. “Trata-se de uma oportunidade de abraçarmos esta fatia apresentando a Sephora através de marcas que ela já conhece e está habituada a comprar.”

No e-commerce da Sephora, que já possui várias dessas marcas, 60% dos clientes pertencem a classe C, mas esses consumidores ainda ficam inibidos em entrar nas lojas físicas. Este novo momento da rede chancela a posição democrática que a marca sempre adotou com produtos para todos os bolsos. O mercado de prestígio por sua vez continua em expansão e a Sephora promete mais novidades trazendo ao país três novas marcas nos próximos seis meses.

No Brasil, algumas pessoas ainda acham que Sephora é uma loja cara, que só vende produtos de alto valor porque são itens importados e queremos desmistificar este mito de vez. Somos uma empresa democrática, que conversa com todos os públicos e queremos mostrar que sim, somos um destino de compras de beleza para todos os gostos, necessidades e bolsos. Gostaria de destacar, ainda, que a Sephora atua como uma curadora, trabalhando com as melhores marcas do mundo e trazendo para o cliente brasileiro as marcas que mais combinam com ele. Com isso celebramos também a chegada da Natura uma marca brasileira de destaque, sustentável desde sempre e que já admirávamos”, finaliza Flavia.

Esta novidade chega ao o e-commerce da marca – atendendo todo território nacional – assim como às primeiras lojas a partir do próximo mês. As marcas Natura (Una, Aquarela, Ekos, Chronos, Seve, Kaiak, ILIA, LUNA, Essencial, Natura Homem e K), Bruna Tavares, Aussie, Australian Gold e Revlon passam a ser comercializadas em quatro lojas físicas de Sephora: em São Paulo nas lojas do Shopping Eldorado e Shopping Pátio Paulista; no Rio de Janeiro no Plaza Shopping Niterói e, em Salvador, no Salvador Shopping. Em novembro, a novidade chegará aos quiosques de São José dos Campos e Santos – o qual será inaugurado neste mês já com o novo conceito.

Para o primeiro semestre de 2019, a expansão da distribuição das marcas massivas está programada às outras lojas.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

A apresentadora Sabrina Sato é o rosto deste novo momento da Sephora, escolhida justamente por traduzir perfeitamente este conceito high-low. A campanha de comunicação poderá ser vista nos pontos de vendas da rede, assim como em seus canais nas redes sociais para partir do próximo mês.

Para a sessão de fotos, a beleza de Sabrina ficou sob responsabilidade do expert Rodrigo Costa. Pedro Sales ficou com a supervisão de stylist e os cliques são do fotógrafo Mar Vin.

Sobre Sephora

A Sephora é a maior e mais visionária rede de produtos de beleza do mundo, que inspira seus clientes a desfrutarem de um mundo de beleza. Fundada na França em 1970 e adquirida em 1997 pela LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton - maior conglomerado internacional de artigos de luxo - hoje a marca possui mais de 2300 lojas em 33 países. A Sephora é reconhecida em todo o mundo por seus conceitos exclusivos no varejo e experiência única de compra, que estão presentes no design de suas lojas, na expertise de seus consultores de vendas, na experiência interativa de compra e, principalmente, na combinação incomparável de mais de 200 marcas de prestígio que oferecem uma vasta gama de produtos, incluindo cuidados para o cabelo, pele, corpo, banho, fragrância e maquiagem, bem como a linha Sephora Collection.

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, Técnica em Produção de Moda pelo SENAC e estudante de Jornalismo na PUC-RS. Divide seu tempo sendo mãe do Antônio e atuando como Analista de Marketing.

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