Bling Ring

Livros: Bling Ring A Gangue de Hollywood

Adolescentes resolvem invadir casas de famosos. Poderia ser roteiro de filme (e virou, dirigido por Sofia Coppola), mas foi o que Nick Prugo e Rachel Lee decidiram fazer em 2008. Nancy Jo Sales, jornalista nascida na Flórida, conta a história em Bling Ring A Gangue de Hollywood (Editora Intrínseca, 272 páginas, R$24,90).

"Nunca usávamos máscaras, não usávamos luvas, éramos discretos. Tínhamos uma aparência natural, de modo que, se algo desse errado, falaríamos o quê? Somos só garotos. Não era como se fôssemos criminosos" disse Nick, um dos líderes da gangue, e assim invadiram as casas de Paris Hilton, Audrina Patridge, Lindsay Lohan, Orlando Bloom, entre outras (veja aqui).

O grupo acompanhava quando as celebridades não estariam na cidade através de sites especializados em acompanhar a vida dos famosos, descobriam os endereços no Celebrity Adress Aerial, estudavam os arredores no Google Earth e partiam para a "missão".

Somente quando os integrantes da Bling Ring começaram contar vantagens sobre os roubos é que tudo veio à tona. Muitas vezes as vítimas sequer tinham notado que as casas haviam sido invadidas.

O caso ganhou destaque na imprensa. Duas integrantes da gangue, Alexis Neiers e Tess Taylor, estrelaram seu próprio reality show chamado Pretty Wild. O advogado de uma das acusadas, Diana Tamayo, afirmou "se uma pessoa com a ficha criminal de Lindsay Lohan viesse a ter sua casa roubada, duvido que a promotoria tivesse se preocupado tanto assim" enfatizando que pessoas da promotoria estariam usando o caso para se promover. O detetive responsável pelo caso foi contratado como consultor e interpretou um policial no filme. Enfim, muitas pessoas envolvidas ganharam fama com a Bling Ring.

Abaixo Alexis posando para a Vanity Fair | Alexis (junto à mãe e irmã) e Tess no tapete vermelho de evento do canal E!| Tess respondendo sobre o envolvimento de Nick nos roubos.

Nancy Jo Sales fala sobre o culto às celebridades, padrão de beleza, "cultura da vulgaridade", busca da fama e do dinheiro a qualquer preço. Apesar de por vezes ser repetitivo Bling Ring vale a leitura e a reflexão.

Como disse Nick Prugo "É só disso que você precisa, dinheiro e aparência". Será isso mesmo?

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, Técnica em Produção de Moda pelo SENAC e estudante de Jornalismo na PUC-RS. Divide seu tempo sendo mãe do Antônio e atuando como Analista de Marketing.