Post da Nutri: Glúten: devo retirar da minha dieta?

Quando o assunto é alimentação, um tema que tem sido super abordado ultimamente é o GLÚTEN. Mas será que ele deve ser excluído da minha alimentação? Ele engorda mesmo? Ele pode me fazer mal? Para saber as respostas para essas perguntas vem com a gente ler esse post! ♥

O Glúten é uma proteína que está presente em sementes de alguns cereais, como por exemplo, trigo, cevada, centeio, malte, aveia* (no processamento ocorre à contaminação cruzada e passa a conter glúten).

Faz mal?

Depende! Se você é celíaco ou apresenta algum tipo de sensibilidade ao glúten, sim.

Mas pra você que não é celíaco e nem sensível a ele, saiba que ainda não existem evidências suficientes de que um indivíduo saudável experimente qualquer tipo de benefício ao consumir uma dieta de exclusão do alimento. Além disso, estudos mostram que pode haver efeitos negativos da dieta sem glúten para a microbiota intestinal de indivíduos saudáveis.

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Engorda?

Não! Na verdade o que realmente acontece é que a sua exclusão acaba causando uma diminuição na ingestão de alimentos muito calóricos, como por exemplo, bolos, pizzas, etc. levando a redução de peso. Semelhante ao que acontece em outras dietas de restrição calórica. Também é importante lembrar que as dietas que excluem o glúten são geralmente pobres em fibras, as quais são importantes nos processos digestivos do organismo.

CUIDADO COM DIETAS DA MODA! Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada e variada é mais eficiente do que qualquer dieta restritiva da moda 😉

Fonte: Posicionamento da SBAN sobre dieta sem glúten. Disponível em: http://migre.me/vCJPB

Mande sua dúvida, ela pode ser o tema do próximo post! ♥

 

 

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, Técnica em Produção de Moda pelo SENAC e estudante de Jornalismo na PUC-RS. Divide seu tempo sendo mãe do Antônio e atuando como Analista de Marketing.

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