fashion frames

Fashion Frames acontece no Instituto Ling

Nos dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, o Instituto Ling recebe o projeto Fashion Frames, um workshop de imersão com o objetivo de reunir pessoas conectadas ao design e à moda em um ambiente de trocas e aprofundamentos. Dividido em cinco módulos (frames), a atividade parte de um abrangente panorama do sistema de moda e de um painel de referências e conceitos que estão transformando o mercado, possibilitando uma reflexão sobre os modelos de negócio em transformação, debatendo comportamentos de consumo e renovando a inspiração a partir das macro tendências mundiais da moda e do design, além da cocriação de cenários a partir da metodologia do design thinking.

Totalizando 27 horas/aula, o Fashion Frames aborda temas relevantes a partir do momento atual, visando cocriar cenários futuros possíveis para os empreendedores da moda. Como parte do programa, acontece também uma palestra com Lili Tedde, a representante brasileira do Studio Edelkoort / Trend Union - um dos principais escritórios de previsão de tendências do mundo -, que trará as macro tendências relacionadas à moda e à cultura em geral.

O Projeto Fashion Frames surgiu do encontro e da vontade de três empreendedoras que têm em comum a curiosidade, a paixão pelo fazer e pensar, e um olhar atento e cuidadoso, tanto para pessoas quanto para empresas: Caroline Bucker - consultora e diretora da Idealiza Tools&Methods, com 20 anos de experiência  em  varejo; Gabriela Rizzo Cirne Lima - diretora e consultora da PESPONTO - Consultoria e Educação em Negócios de Moda; e Milene Zardo - administradora de empresas, especialista em Fashion Merchandising e pesquisadora na área de sustentabilidade.  Cada uma delas ministra um frame, cujos temas são modelos de negócios, comportamentos de consumo, sustentabilidade e cocriação de cenários futuros a partir do design thinking. A convidada Beth Venzon - especialista em moda, cultura e identidade e professora do Curso de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul/RS - ministra o primeiro módulo do programa - O Sistema da Moda. A palestrante convidada, Lili Tedde, apresenta o frame inspiracional, trazendo as macrotendências para o Verão 2019 com a apresentação do livro Goddesses, lançado em setembro de 2017 na última edição da Premiére Vision.

Confira os temas dos encontros

FRAME 1 - O SISTEMA DA MODA (17/11) - com Beth Venzon. Visão sistêmica e integrada da moda contemporânea - conceitos, marcas e designers que influenciam o momento que vivemos hoje.

FRAME 2 - MODELOS QUE ROMPERAM (18/11) - com Gabriela Rizzo Cirne Lima. Comparativo de modelos de negócios de moda e varejo e o entendimento dos seus paradigmas e estruturas.

FRAME 3 - SAINDO DA ZONA DE CONFORTO (24/11) - com Milene Zardo. Conceitos ligados a comportamento de consumo, sustentabilidade e inovação que estão provocando mudanças e tirando a moda da sua zona de conforto.

FRAME 4 - INSPIRAÇÕES / MACRO TENDÊNCIAS (24/11) - com Lili Tedde. Palestra de macro tendências Moda e Design do Studio Edelkoort / Trend Union Brasil. Durante a palestra, Lili Tedde apresentará o livro de moda Verão 2019 "Goddesses", recém lançado na última edição da Premiére Vision. Também serão mostrados trechos do livro de moda "Emancipation of Everything" e do livro de lifestyle "New Materialism".

FRAME 5 - FUTURE FASHION FRAMES (25/11) - com Caroline Bucker. Cocriação de cenários futuros a partir dos conteúdos trabalhados ao longo do programa e dos insights de cada participante, utilizando a metodologia do design thinking.

Serviço

Projeto Fashion Frames

Dias 17, 18, 24 e 25 de novembro de 2017

Horário: Sextas, das 14h às 20h30 / Sábados, das 11h às 19h

Investimento:  R$ 1.560,00

Duração: 27 horas/aula (04 encontros)

As matrículas podem ser feitas pelo site http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos/fashion-frames-workshop-de-moda-e-negocios.html

Palestra

Uma janela para o futuro - Palestra de macrotendências do Studio Edelkoort / Trend Union Brasil

Dia 24 de novembro, das 18h às 20h

Investimento: R$180,00

Informações: (51) 3533-5700 ou contato.fashionframes@gmail.com / (51) 99952.2567

Endereço: Rua João Caetano, 440 - Porto Alegre/RS

Atendimento de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

 

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, Técnica em Produção de Moda pelo SENAC e estudante de Jornalismo na PUC-RS. Divide seu tempo sendo mãe do Antônio e atuando como Analista de Marketing.