Colab55: um e-commerce onde cada compra paga um artista

Olha aí mais uma dica de lugar para encontrar aquele item de decoração bacana e dar aquele charme para a casa. A Colab55 concentra mais de 10.000 artistas e transforma sua arte digital em produtos como camisetas, pôsteres, bolsas, almofadas, cadernos e carteiras. Dá para se perder dando uma olhada nos 40.000 produtos disponíveis no site da marca! A busca pode ser feita por artista, por produto e por tendências de design.

Funciona assim: designers, ilustradores, fotógrafos e demais criativos criam seu Studio, fazem upload da arte, decidem quais produtos ela vai estampar e quanto vai receber por cada venda. Depois disso a Colab55 fica responsável por tudo: vendas, produção, logística e atendimento. O produto é feito sob demanda a cada venda, num processo artesanal de escala industrial.

A ideia do negócio surgiu em 2014 quando Barbara Veloso, Breno Guimarães e Eduarda Bandeira tiveram a percepção de que não havia um lugar referência para comprar produtos diferentes, com artes originais e onde fosse possível ter acesso ao que os artistas independentes estavam criando. O objetivo é colocar a comunidade de arte independente e oferecer alternativa criativa a quem procura produtos únicos e de qualidade.

"É legal ter um projeto assim no Brasil, pois nos dá uma plataforma para divulgarmos nossas artes, com uma remuneração super justa, sem precisarmos nos preocupar com a parte chata do negócio, como produção, estoque, entrega, etc", reforça o designer gráfico Arthur Presser, do Studio Koning.

A Colab55 também oferece aos artistas métricas sobre engajamento de suas artes e produtos ou temas favoritos dos visitantes. "Queremos dar aos Studios as ferramentas necessárias para entender melhor seu público e conhecer as tendências. Estamos sempre inovando para fortalecer a comunidade de artistas independentes e estimular esse mercado cheio de potencial." complementa Barbara Veloso, ex-Google e co-fundadora do site.

colab55

    

 

Vanessa Vargas

Quem escreve por aqui é Vanessa Vargas, formada em Relações Públicas pela UFRGS, Técnica em Produção de Moda pelo SENAC e estudante de Jornalismo na PUC-RS. Divide seu tempo sendo mãe do Antônio e atuando como Analista de Marketing.